#00245b

#004066

INDICAÇÃO Nº 113/2025
Estado da Paraíba
Câmara Municipal de São João do Cariri/PB
"Casa Joaquim Tavares de Lucena"
CNPJ: 03.412.879/0001-77
SUGERE AO PODER EXEGUTIVO À IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL.

Senhores Vereadores,
Sirvo-me do presente para, com arrimo no art. 132 e seguintes, do Regimento Interno
desta Augusta Casa Legislativa, requerer que Vossas Excelências dignem-se a debater e aprovar a presente indicação, cuja pretensão é sugerir, ao Prefeito Municipal, o Sr. Francisco Joaquim de Lucena Pereira, e ao Secretário competente, que seja implementado a educação financeira no ensino fundamental, tendo em vista que a educação financeira ajuda formar cidadãos conscientes e responsáveis, que sabem gerir seus recursos e planejar o futuro, Propondo atividades e materiais que facilitem a aprendizagem, como jogos de tabuleiro e de dinheiro de brinquedo, cofrinhos, histórias e desafios divertidos para crianças e adolescentes, e na capacitação dos professores, oferecer cursos e workshops para que os professores se familiarizem com os conceitos da alfabetização financeira e aprendam novas práticas de ensino. Segundo a Fonte Agência Câmara de Notícias existe o Projeto de Lei 2747/24 que institui a educação financeira como disciplina obrigatória no currículo da educação básica das escolas públicas e particulares do Brasil. A proposta é de autoria do deputado Marcos Tavares (PDT-RJ) e está em análise na
Câmara dos Deputados. A implementação da educação financeira no ensino fundamental deve seguir a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Seguindo métodos eficientes, as crianças aprendem a refletir sobre seus desejos e
planejar para realizá-los, desenvolvendo autonomia e pensamento crítico em relação ao dinheiro. Os alunos adquirem a capacidade de tomar decisões mais informadas sobre gastos, economias e investimentos, priorizando suas necessidades reais. Ao compreenderem conceitos como crédito e juros desde cedo, os jovens ficam menos propensos a cair em armadilhas de dívidas na vida adulta. Crianças e jovens com educação financeira tendem a se tornar adultos economicamente mais responsáveis, contribuindo para um país com menos endividamento e mais investidores. Assim sendo, pugno pela compreensão de V. Exas. para o fim de aprovar o nosso pleito, requerendo, por fim, que o mesmo seja remetido ao senhor Prefeito.

JUSTIFICATIVA:

Paço da Câmara Municipal de São João do Cariri – PB, 28 de agosto de 2025.

ALISSON DA SILVA FARIAS

São João do Cariri,
28 de setembro, 2025
×
Caso o conteúdo da página não abra, Clique Aqui!