Câmara de São João do Cariri debate proposituras e aprova moção de aplausos a Filarmônica Municipal de Nossa Senhora dos Milagres

Data da Notícia: 28 de setembro, 2023
Última Modificação: 28 de setembro, 2023

Na noite desta última sexta-feira(22), a Câmara Municipal de São João do Cariri realizou a sua quinta sessão ordinária deste segundo semestre.

Em uma sessão marcada novamente por muita produtividade, os parlamentes sãojoãoenses aprovaram requerimentos, voto de aplauso a Filarmônica Municipal de Nossa Senhora dos Milagres e discutiram e aprovaram importantes projetos de resolução e projeto de lei.

A presente sessão ainda foi marcada pelas presenças dos secretários municipais Eduardo Freitas, Isac Costa e Márcio Rodrigues. Isac e Marcinho estiveram na oportunidade, tirando algumas dúvidas e explanando sobre as últimas ações das pastas da ação social e agricultura.

Proposituras aprovadas

O vereador Hélio Coutinho de Moraes apresentou três propostas. Na primeira, ele solicitou à mesa diretora que avalie a possibilidade de regulamentar um desconto no salário dos vereadores, com intuito de contribuir financeiramente com o Hospital da FAP, entidade que cuida de pacientes oncológicos. Já as outras duas proposituras 69 foram votos de pesar em nome de José da Silva Cantalice (Zé de Jeú) e José Anselmo de Queiroz.

Também o parlamento concordou com o requerimento de número 70/2023, Moção de Aplauso, de autoria da vereadora Hillva Leopoldo. A moção concedida à Filarmônica Nossa Senhora dos Milagres é uma homenagem resultante do excelente trabalho desempenhado e da participação na festa da padroeira do município. O grupo musical realizou 22 apresentações no encerramento da maior festa religiosa do Cariri.

O vereador Robson Brito apresentou um requerimento que solicitam ao DER, melhorias na rodovia, PB 148, que liga o município a Cabaceiras e São José dos Cordeiros, o expediente será encaminhado ao diretor regional Lamartine Vieira.

A casa aprovou também o projeto de lei 24/2023, que proíbe o uso de som automotivo em vias públicas, conforme previsto nas regras do Código de Trânsito Brasileiro, a medida é de autoria do vereador Robson Brito.

Ainda foi acatado pelo plenário o projeto de resolução 11/2023, que cria no âmbito do Poder Legislativo, a Moção Honrosa em Memória, a ser concedida as famílias de pessoas falecidas, em razão de seus relevantes serviços prestados no município de São João do Cariri.

Os parlamentares acompanharam os esclarecimentos dos secretários Márcio Rodrigues (Secretaria de agricultura), Isaac Farias (Secretaria de Ação Social), e os esclarecimentos do projeto social e de habitação popular, programa Minha Casa Minha Vida, que atenderá sem famílias carentes. As moradias serão distribuídas da seguinte forma: cinquenta unidades na zona urbana e mais cinquenta na zona rural.

Na ocasião o secretário Isaac Farias tirou todas as dúvidas sobre o cadastramento, contrapartida e outras informações de cunho legal, que irão nortear o programa, já o secretário Márcio, aproveitou para falar sobre o acompanhamento do programa de moradias, que alcançará a população do campo, e deu outros esclarecimentos sobre serviços que estão sendo executados para os agricultores a exemplo: da limpeza de barreiros, garantia safra, Programa Água Doce e a manutenção das estradas vicinais.

Ascom CMSJC

Contribuição texto: A Tribuna do Cariri