Câmara de São João do Cariri retorna aos trabalhos legislativos com aprovação de proposituras em benefício da população local

Data da Notícia: 17 de julho, 2023
Última Modificação: 17 de julho, 2023
Após o recesso ordinário do meio do ano, a Câmara de Vereadores de São João do Cariri, retomou a rotina dos trabalhos legislativos, na noite desta sexta-feira, dia 14 de julho.
Os trabalhos foram prestigiados pelo prefeito constitucional, Hélder Trajano, os secretários de cultura e ação social, Eduardo Farias e Isaac de Farias, respectivamente, além dos religiosos padre Assis Meira, pároco do Santuário Nossa Senhora dos Milagres e o pastor Ezequiel Fernandes da Igreja Presbiteriana do Brasil. A noite foi marcada pela presença de um grande público no plenário da casa.
A sessão aconteceu sob a presidência do vereador, Francisco Júnior, chefe do Poder Legislativo, durante os trabalhos foi a provado as seguintes proposituras:
Indicação 24/2023 — sugere ao prefeito Hélder Trajano a construção de rampas de acessibilidade nas calçadas das vias públicas de São João do Cariri. De autoria da vereadora Hillva Ferreira;
Indicação 25/2023 — que lembrou a gestão municipal a necessidade da construção de rampa de acessibilidade, na Rua Maria Joana, especificamente as imediações do Bar de Zé Mago. De autoria do vereador Romero Ramos;
Indicação 26/2023 — sinaliza a urgente necessidade de aquisição de (EPIs) equipamentos de proteção individual, destinados aos trabalhadores da limpeza pública. De autoria do vereador João Batista de Lima (Dão);
Indicação 27/2023 — aconselhou a gestão municipal da necessidade urgente de realizar obras de terraplanagem nas estradas vicinais do município. De autoria do vereador George Aquino;
Indicação 28/2023 — recomendou ao prefeito que seja feita a construção do calçamento que fica no acesso da Escola Jornalista José Leal Ramos. De autoria do vereador George Aquino.
Vereador Hélio Moraes solicitou, a gestão Hélder Trajano, através do requerimento 43/2023, a limpeza dos açudes do Distrito de Malhada da Roça.
O requerimento 44/2023, de autoria da vereadora Hillva Ferreira, requereu junto a Casa Legislativa a aprovação de um voto de aplauso em nome da senhora Luciana Garcia Felipe.
Já o vice-presidente da casa, vereador Romero Ramos, solicitou através do requerimento 45/2023, a recuperação asfáltica do distrito de Malhada de roça, o pedido foi encaminhado, ao secretário de infraestrutura do Estado da Paraíba.
No requerimento 46/2023, Romero pediu a Secretaria Municipal de Saúde, informações sobre a conclusão das obras de reforma do posto de saúde do Distrito de Malhada da Roça.
Foi aprovado a solicitação, n.º 47/2023, que envia ofício ao Poder Executivo, bem como, ao Instituto do Patrimônio Histórico e Arquitetônico da Paraíba no sentido de realizar estudos sobre a possibilidade de tombamento da antiga casa de Inácio Balduíno, localizado no sítio Jurema, na zona rural do município, a propositura é do vereador Francisco Júnior.
O vereador George Aquino, pediu ao governador da Paraíba, através do requerimento 48/2023, a inclusão do Município de São João do Cariri no Caravana Da Rede Cuidar.
A solicitação 49/2023, de autoria do vereador Francisco Júnior, requereu o agendamento de uma sessão especial, proposta para a próxima terça-feira, 25, de julho.
Em outro requerimento n.º 50/2023, Francisco, demandou junto a Secretaria de Assistência Social, na pessoa do secretário Isaac de Farias, que o município seja cadastrado devidamente junto ao Programa Minha Casa Minha Vida, com foco nas famílias de baixa renda.
Durante os trabalhos os parlamentares apresentaram votos de pesar pelo falecimento dos sãojõaense: Severino de Farias Souto, Marcos José de Souza “Cote da Cagepa”, Valcir Jaido Pereira de Queiroz e Ginalva Firmino de Lima. Os votos foram apresentados pelos vereadores: George Aquino, Francisco Júnior e João Batista de Lima (Dão).
Também foi apreciado o (PL) projeto de lei, do Poder Executivo, que cria o sistema Municipal de Atendimento Socioeducativo, destinados a adolescentes infratores.
Ao final da sessão foi aprovado o projeto de resolução, que denominou a sala da secretaria da Câmara, de “secretário Valdo Cordeiro de Lima”, a sala irá receber um quadro com a fotografia e uma placa contendo nome do homenageado, que foi funcionário da casa por muito tempo, a homenagem tem como autor o vereador Hélio Morais.
Fotos: Ascom CMSJC
Texto matéria: Gutyelson Henrik/ A Tribuna do Cariri